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Avaliações

Os CRTIC têm como principal finalidade avaliar as necessidades dos alunos com NEE de caráter permanente, no que respeita a tecnologias de apoio.

Os pedidos de avaliação dos alunos deverão ser solicitados pelas escolas a que pertencem, através do preenchimento de formulários disponibilizados pelos CRTIC.

O agendamento das avaliações decorre por mútuo acordo consoante as disponibilidades dos CRTIC. As avaliações em contexto de escola ficam sujeitas à disponibilidade do CRTIC.

A participação nas avaliações deve ser articulada com o docente da educação especial que acompanha o aluno e, se possível, com o encarregado de educação e técnicos/terapeutas que, eventualmente, apoiem o aluno.

A escola do aluno deve facultar os elementos de avaliação por referência à CIF do aluno, antecipadamente à avaliação do aluno, de forma a que o CRTIC possa encontrar a solução tecnológica que melhor ajude o aluno a superar as suas limitações.

Após a avaliação, o CRTIC elabora um relatório que entrega à escola/professor do aluno.

Os CRTIC poderão recomendar encaminhamento para financiamento pela Ação Social Escolar; para entidades avaliadoras especializadas em áreas que os CRTIC não dominam, bem como para entidades financiadoras de ajudas técnicas, no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Segurança Social.

Poderá aceder aqui ao Download da Ficha de Encaminhamento >>